Home | Formação | Formação Permanente
O tempo em que vivemos impõe que se repense, em geral, a formação das pessoas consagradas, sem a limitar a um único período da vida. Não só para que se façam sempre mais capazes de se inserir numa realidade que se modifica com um ritmo muitas vezes frenético, mas também, e primeiramente, porque é a própria vida consagrada que exige, pela sua mesma natureza, uma constante disponibilidade naqueles que a ela são chamados. Se, de fato, a vida consagrada é, em si mesma, uma «progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo»,50 parece evidente que um tal caminho não poderá durar senão toda uma existência, para comprometer toda a pessoa, coração, mente e forças (cfr. Mt 22, 37), fazendo-a semelhante ao Filho que se doa ao Pai pela humanidade. Assim entendida, a formação não é mais apenas um tempo pedagógico de preparação para os votos, mas representa um modo teológico de pensar a própria vida consagrada, que é, em si, uma formação jamais terminada, uma «participação na ação do Pai que, através do Espírito, plasma no coração (…) os sentimentos do Filho».51 – Documento Partir de Cristo
Aos dois dias de maio de mil novecentos e cinqüenta e seis, no Colégio Divina Providência, à rua do Rosário -147, nesta cidade de Curitiba, Estado do PR, realizou-se a reunião dos diretores dos Colégios, Seminários, Orfanatos, Hospitais, Asilos etc, convocados em data de 1º de maio pelo Rvmº Pe. Irineu Leopoldino de Souza, Secretário Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil.
Cadastre-se já o seu e-mail e receba o Boletim eletrônico com as novidades da semana.
É rápido e fácil: preencha o formulário, levamos a sua privacidade a sério e não compartilharemos suas informações com terceiros.
Ⓒ Todos direitos reservados a Conferência dos Religiosos do Brasil.