Artigo Memorial 018
A CRB sempre foi minha segunda casa. Não consigo conceber minha Vida Religiosa sem a CRB, tanto Regional quanto Nacional. Foi sempre um grande espaço de Formação e de Missão, de amizades e relações fraternas muito vivificantes.
A Nivel Nacional, fui membro do extinto Conselho Superior, seguido da Diretoria Nacional. Participei da Equipe Biblica para a elaboracão do Projeto Tua Palavra é Vida e das Assessorias para animação do Projeto. Com a criação da ERB (Equipe de Reflexão Biblica), dela participei por 12 anos, até sua fusão na Equipe Interdiciplinar. Neste periodo participei da elaboração dos volumes sobre a Leitura Orante dos Evangelhos e do Apocalipse. Uma experiência riquissima de partilha, comunhāo, parceria, trabalho em Equipe. Durante dois anos também atuei como assessora nacional, sendo referencial da ERB e da Comissão para a Amazônia. Em 2013, eleita Vice–Geral, passei a atuar somente em Assessorias à Congregações, à Regionais e núcleos da CRB.
A minha participação na CRB do Paraná foi desde muito cedo, porém vou destacar uma das atividades que muito marcou a minha vida. Nos anos de 1980 e 1982 trabalhei no Postulinter, com aulas semanais de Sagrada Escritura. Alguma assessoria ocorreu também no Juninter. Depois estive ausente do PR por alguns anos.
Nos inicios de 1989, se não me falha a memória, foi lançado o Projeto “Palavra Vida”, da CLAR, em vista da celebração dos 500 anos de Evangelização da América Latina. Fui convidada a ajudar na implementação e animação deste Projeto na CRB do PR. Junto com Ir. Marian e o então “Frei” Valmor da Silva, participei do lançamento e do primeiro treinamento, em Mendes, no Rio de Janeiro. O projeto gerou muita polêmica, até ser suspenso.
Com a extinção deste Projeto da CLAR, a CRB Nacional assumiu um Plano Nacional de Formação Biblica da VR do Brasil: a coleção “Tua Palavra é Vida”. Este Plano a nivel Nacional, com a participação de religiosos de Conferências Nacionais de outros paises da América Latina, ofereceu à VR, por um período de sete anos, subsisdios e motivação para o estudo biblico. Foram muitos os desdobramentos deste Projeto, inclusive a criação do CETESBI, em parceria com CBV, um curso intensivo de oito semanas. Inicialmente contribui na coordenação e assessoria. Uma experiência muito significativa.
A minha participação na vida da CRB do Paraná mais intensa nos de 1990 a 1992. Na força e na ternura da Palavra, entreguei-me de corpo e alma, por estes tres anos, em animar a busca da Palavra de Deus na vida e na missão dos e das consagradas
A Diretoria Regional da CRB do PR, nos inicios da década de 90, convidou um grupo de Biblistas para animar e assessorar a dimensão biblica da VR do PR. Inicialmente faziamos o repasse dos volumes do “Tua Palavra é Vida”. Não demorou muito para que muitas comunidades religiosas percebessem que só o repasse dos volumes da coleção não era suficiente. Pediam mais formação biblica.
Foi então que esta Equipe de Biblistas fez a proposta de organizar semanas de Formação Biblica a serem realizadas em Curitiba e em alguns núcleos maiores, com estrutura suficiente para tal. O curso foi pensado para ser feito em quatro semanas, durante dois anos, com uma semana por semestre. Não consigo lembrar quantas semanas de cursos realizamos. Cada semana contava com duas pessoas biblistas para a assessoria e as coordenações dos núcleos cuidavam da infra estrutura. Impossivel relatar as experiências vividas nestas semanas de estudo. A dināmica dos estudos, as celebrações, a espiritualidade que renascia, as relações que se estabeleciam, tudo nos dizia que estávamos experimentando a refundação da VR. O entusiamo gerado nos animava a sempre de novo nos dispormos para mais assessorias. Noites de viagens, chegar e iniciar um dia de curso intensivo, com mais quatro dias pela frente, retornar na noite do último dia e retomar as atividades deixadas por uma semana, tudo isto era feito com entusiamos e alegria. Acima de tudo, as amizades ali geradas, as relações de comunhão e cumplicidade, o revigoramente da Vida Consagrada traziam uma bonita liberdade de ser e agir. Lideranças adormecidas se manifestavam de forma nova e participativa. Numa das Assembleias Regionais, uma Irmã que participativa nos cursos, me fez a observaçāo de que as relatoras dos grupos de trabalho eram todas Irmãs que faziam os cursos biblicos. Ela dizia: a palavra de Deus gera uma nova Vida Religiosa. De fato, a Palavra de Deus é luz e força na caminhada. Ela liberta e salva.
Em 1993 fui destinada para outra missāo e então tive retornos pontuais para contribuir em eventos já programados anteriomente, como o Seminário biblico da região Sul, realizado em Curitiba. O meu retorno ao Paraná se deu em 2013, mas sem maior participação na vida da CRB, a não ser algumas atividades pontuais: Assembleias, assessoria no curso de Formadores, Novinter, Congregações.
Concluindo, afirmo que a força e a ternura da Palavra foi fortemente cultivada nos jardins da CRB. Qual polen da flor, o espirito missionário me lançou para novos mundos. Em 2019 os ventos me trouxeram para o Timor Leste, onde continuo a ser amante apaixonada da Palavra de Deus e, na fraqueza sou sustentada pela força de Deus. Minha gratidão profunda a todas as pessoas que, junto comigo, lançaram as sementes da Palavra neste imenso jardim de Deus.
Ir. Zenilda Luzia Petry – da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.