Home | Grupos de Trabalho | Rede um Grito pela Vida
As religiosas/os que integram a Rede “Um grito pela Vida” atuam nas diversas regiões do país, articuladas em mais de vinte núcleos, integradas com as organizações eclesiais e civis, fomentando, promovendo e/ou participando de atividades e processos de prevenção e assistência e intervenção política, buscando instruir e instrumentalizar a sociedade a fim de coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.
A Rede “Um Grito pela Vida” nos permite ampliar alianças intercongregacionais em prol da vida ameaçada e ferida, das pessoas traficadas e violentadas em seus direitos, nos possibilita ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos.
Com o lema: “Enfrentar o Tráfico de pessoas é nosso Compromisso”, a Rede Desenvolve um conjunto de atividades de:
– Sensibilização e informação, priorizando os grupos em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros;
– Organização de grupos de reflexão e estudo, aprofundando as causas e situações que o favorecem como: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grande construções e projetos, grandes eventos, hedonismo midiático, aumento da precariedade do trabalho, corrupção, impunidade, entre outras;
– Capacitação de multiplicadores/as, visando ampliar a ação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, principalmente para fins de exploração sexual;
– Participação e mobilização social e politica de incidência na definição e efetivação de politicas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
O clamor das pessoas traficadas, especialmente da mulheres, adolescentes e crianças, se impõem hoje como um Imperativo Carismático- profético para a Vida Religiosa Consagrada. A crueldade deste crime exige uma decidida e inegociável ação solidária e profética. A presença, a dor e o grito das vítimas é sacramento da presença de Deus clamando por vida, dignidade e libertação.
Somos convictas de que o tráfico de mulheres e crianças com toda sua complexidade se apresentam como um campo de atuação missionária, um “desafio-clamor, que nos toca profundamente e convoca a todas e todos a estar de maneira estratégica do lado das pessoas indefesas, com uma práxis libertadora ao modo de Jesus de Nazaré. Trabalhar neste campo não é só uma opção, mas uma necessidade que o Evangelho nos impõe como condição de fidelidade ao Projeto do Reino.
Acesse o LINK e tenha mais informações: http://gritopelavida.blogspot.com
Aos dois dias de maio de mil novecentos e cinqüenta e seis, no Colégio Divina Providência, à rua do Rosário -147, nesta cidade de Curitiba, Estado do PR, realizou-se a reunião dos diretores dos Colégios, Seminários, Orfanatos, Hospitais, Asilos etc, convocados em data de 1º de maio pelo Rvmº Pe. Irineu Leopoldino de Souza, Secretário Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil.
Cadastre-se já o seu e-mail e receba o Boletim eletrônico com as novidades da semana.
É rápido e fácil: preencha o formulário, levamos a sua privacidade a sério e não compartilharemos suas informações com terceiros.
Ⓒ Todos direitos reservados a Conferência dos Religiosos do Brasil.