Com alegria e em espírito de comunhão, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) acolhe com esperança o anúncio do novo Papa, Leão XIV, unindo-se à Igreja que caminha no mundo inteiro. Na votação na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Ele substituirá Francisco, falecido em 21 de abril e que ficou no cargo por 12 anos.
Damos graças a Deus pelo dom de sua vida, sua história e sua abertura ao chamado de servir como pastor do povo de Deus. Como Vida Religiosa Consagrada no Brasil, renovamos nosso compromisso com o Evangelho, com a escuta atenta dos clamores dos pobres e da Casa Comum, e com o caminho sinodal que o Espírito nos inspira a trilhar juntos.
A eleição de um Papa oriundo da Vida Religiosa Consagrada, da Ordem de Santo Agostinho, enche-nos de profunda esperança e alegria. Este momento é sinal do reconhecimento da vida comunitária, do espírito de interioridade e da busca constante pela verdade — pilares do carisma agostiniano e também fundamentos da nossa consagração religiosa.
Em uma Igreja marcada pela presença e pelo serviço discreto e generoso de tantos padres, irmãs e irmãos consagrados, a escolha de um religioso como sucessor de Pedro reafirma o valor da entrega total a Deus e aos mais pobres, feita por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência.
Como irmãos e irmãs na consagração, vemos nesta eleição um chamado à renovação da nossa missão: servir com humildade, promover o diálogo e cultivar a comunhão. Rezamos pelo Papa Leão XIV, para que, fortalecido pelo Espírito Santo, conduza a Igreja com sabedoria, compaixão e coragem, sendo sinal profético de esperança, justiça e paz para todos os povos.
Card. Robert Francis Prevost, Agostiniano
Primeiro papa agostiniano e segundo pontífice americano após Francisco, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é natural do Estados Unidos. Nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola. Tem dois irmãos: Louis Martín e John Joseph.
Ordenado sacerdote da Ordem de Santo Agostinho em 19 de junho de 1982, em Roma, Prevost é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, onde concluiu a licenciatura em 1984 e o doutorado em 1987.
Iniciou sua missão no Peru em 1985, servindo como chanceler da Prelazia Territorial de Chulucanas até 1986. Entre 1987 e 1988, esteve nos Estados Unidos, atuando como promotor vocacional e diretor de missões da Província Agostiniana de Chicago. Retornou, então, ao Peru, onde liderou o seminário agostiniano de Trujillo por uma década, lecionou Direito Canônico no seminário diocesano, foi prefeito de estudos, juiz do tribunal eclesiástico regional e membro do Colégio de Consultores de Trujillo.
Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo Papa Francisco. Em março de 2018, tornou-se segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também atuou como membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.
Por decisão de Francisco, passou a integrar a Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, foi nomeado membro da Congregação para os Bispos (21 de novembro). Em 15 de abril de 2020, foi designado administrador apostólico da Diocese de Callao.
Chamado a Roma em 30 de janeiro de 2023, Prevost foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, sendo elevado à dignidade de arcebispo. No consistório de 30 de setembro do mesmo ano, foi criado cardeal, recebendo o título diaconal de Santa Mônica. Tomou posse em 28 de janeiro de 2024.
Como prefeito do Dicastério para os Bispos, acompanhou o Papa Francisco em suas últimas viagens apostólicas e participou das sessões da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, realizadas em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023 e de 2 a 27 de outubro de 2024. Sua experiência com assembleias sinodais remonta ao período em que foi Prior dos Agostinianos e representante da União dos Superiores Gerais (USG).
Em 6 de fevereiro de 2025, foi promovido pelo Papa Francisco à ordem dos bispos, recebendo o título da Igreja Suburbicária de Albano.
Durante a última internação de Francisco, no hospital Gemelli, Prevost presidiu a oração do rosário pela saúde do Papa Francisco, no dia 3 de março, na Praça São Pedro.