Artigo Vocacional 007
Irmã Emilia Angelina Walenga, nasceu dia 18 de junho de 1932, em Rio Azul. Sendo a segunda filha mais velha de 9 Irmãos. Desde muito nova sentiu o chamado de Deus através das Irmãs da Sagrada Familia que trabalhavam em sua comunidade. Porém, seu ingresso no convento se deu mais tarde, pelo fato de que deveria ajudar a educar os irmãos mais novos.
Assim, no início de 1947, com 14 anos, ingressa na Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Após um período inicia o postulantado, junto com duas jovens, que eram suas primas. Para Ir. Angelina foi uma etapa de grande aprendizado. Em 18 de novembro de 1947, foi para Curitiba para se preparar para o noviciado, e dia 02 de dezembro do mesmo ano inicia esta etapa, a qual teve a duração de 1 ano.
Após sua primeira profissão em 02 de dezembro de 1948, foi transferida para Ponta Grossa-PR onde iniciou seus primeiros trabalhos como religiosa, auxiliando no cuidado das crianças no internato e dava aulas para o primário, após um ano e meio foi transferida para São João da Ortiga-RS, onde continuou seus trabalhos na escola. Em 1955 retorna para Curitiba para terminar seus estudos. No dia 7 de janeiro deste mesmo ano realiza sua profissão perpétua, dizendo seu sim definitivo a Deus para Honra e Glória da Santíssima Trindade. Depois de concluir seus estudos é transferida para Curitibanos continuando seus trabalhos na escola e no internato.
Durante todo esse tempo que trabalhou no internato, nos relatou que sempre buscou dar a essas crianças o amor, cuidado, atenção que muitas vezes não tiveram. Sua maior alegria em ser Irmã era poder servir a Deus nos trabalhos que a ela eram confiados.
Atuou ainda como superiora provincial, conselheira geral na Polônia e secretaria provincial.
“Estou rezando pelas jovens que desejam ingressar na vida religiosa para que sejam boas irmãs e deem testemunho daquilo que aprenderam”.
Formandas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.