A IMPORTANCIA DA CRB REGIONAL DE CURITIBA EM MINHA VIDA

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Artigo Memorial 014
 
CRB…olhando esta sigla, tão amada e tão querida evoca em mim um sentimento profundo de GRATIDÃO, sim, porque a CRB marcou minha vida e da minha comunidade de formação que durante uns quinze anos fez parte da vida em missão das Irmãs Carmelitas de Vedruna em Curitiba. Foi espaço onde junto com muitas Irmãs e Irmãos de diversas Congregações, partilhamos esperanças, tristezas, alegrias, dúvidas. Elaboramos projetos conforme os apelos da realidade que nos motivavam a reflexões profundas e desafiadoras iluminadas e animadas pelas prioridades da CRB Nacional comprometida cada vez mais com os empobrecidos, e que era um grande desafio, ao mesmo tempo que um estimulo, principalmente na orientação da formação inicial a qual   coordenei por vários anos.  
 
Mas há um tempo para chegar, um tempo para partir, isto porque estamos inseridas no tempo de Deus. E foi nesse tempo que criei laços de amizade e de amor com a CRB. Construímos fraternidade, sororidade num trabalho de equipe integrado, e  juntas/os crescemos, sofremos, gozamos,  e assim nessa parceria de irmãos/as, a Vida Religiosa no Paraná, iluminada pela Palavra de Deus, sensível e aberta aos sinais dos tempos, foi crescendo cada vez mais  no compromisso com os mais vulneráveis.
 
E os anos foram passando, mas ficaram lembranças carregadas de profundas experiências que encorajam, fortalecem e que não se apagam nunca porque o amor que nasceu no coração de todos nós continua revigorando nossas vidas. Lembranças estas, que convidam a olhar para trás, e lá no mais profundo do  ser ecoa: valeu a pena!. Valeu a pena, fazer parte dessa história e ser um elo da corrente que iniciou com quem lançou as primeiras sementes da CRB dando muitos frutos com a participação  e responsabilidade  de tantos religiosas/os inseridos em comunidades pequenas nas periferias da Regional de  Curitiba.
 
Além da animação da formação inicial, vi nascer e participei ativamente na animação das pequenas comunidades  de inserção , experiência revitalizam-te da Vida Religiosa Consagrada que, em fidelidade, a experiência fundante de cada Carisma foi fazendo o processo de inserir-se nas realidades dos mais empobrecidos defendendo sua causa. Como membro da Diretoria tive a graça  de conhecer de perto a Vida Religiosa comprometida com a defesa da vida, que fluía nos núcleos da CRB no interior do PR.
 
Por tudo isto, louvo e agradeço a Trindade Santa e a presença marcante de Nossa Senhora que sempre caminhou na minha frente, iluminando e animando. Agradeço a todas as pessoas  que fizemos juntos/as  essa caminhada, mas  não quero deixar de agradecer de maneira especial a minha Comunidade  da Congregação das Irmãs de Vedruna, que além de  participar ativamente da programação da CRB sempre me animou e apoiou, a  Ir. Rosarita  da Divina Providencia, ao Pe. Ângelo Perin dos  Saletinos e Pe. Thomas, do Verbo  Divino, que já goza da presença plena de Deus. 
 
Obrigada a CRB por este convite,  que me possibilitou  fazer memória agradecida  da experiência vivida. Foi muito.
Um grande abraço 
Ir. Maria López Otero. ccv
 

Publicações recentes

III Domingo Advento

No III domingo do Advento, acendamos a 3ª vela e com ela peçamos a graça do AMOR/CARIDADE. Sim, hoje também é o dia de concretamente expressarmos este amor em forma

II Domingo do Advento

II Domingo do Advento Neste 2º domingo do Advento, vamos acender a 2ª vela da coroa do Advento. Hoje, também recordamos a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

I Domingo do Advento

I domingo do Advento Neste 1º domingo do advento, na espera confiante do Senhor, na certeza que nossa salvação está próxima, acendamos a primeira vela da coroa e com ela

Novinter 2024

Novinter 2024 Encontro no Centro de Formação Verbo Encarnado encerra ciclo com foco na Sinodalidade e Espiritualidade Entre os dias 4 e 8 de novembro, noviços e noviças, acompanhados de