“Onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Mt 6,21)
A Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Paraná (CRB-PR) manifesta seu mais profundo pesar e sua indignação diante do trágico falecimento da Irmã Nadia Gavanski, de 82 anos, ocorrido neste sábado, 21 de fevereiro, no município de Ivaí.
A Vida Religiosa Consagrada do Paraná está em luto. A partida abrupta e violenta de uma irmã que dedicou sua vida e vocação ao serviço de Deus e do próximo, silenciada pela brutalidade dentro de sua própria casa, fere não apenas a sua congregação, mas toda a Igreja e a sociedade.
Neste momento de dor irreparável, unimo-nos em oração à família e às Irmãs Servas de Maria Imaculada, à comunidade e a todo o povo de Ivaí.
Pedimos ao Pai de Misericórdia que a acolha em seu repouso eterno, onde não há mais dor nem choro, mas a luz que não se apaga.
Rogamos também que as autoridades competentes conduzam as investigações com celeridade e justiça, e que este ato de violência nos convoque a uma reflexão profunda sobre a cultura de paz e o cuidado com os nossos idosos e comunidades religiosas.
Que o testemunho de fé da nossa querida Irmã permaneça como semente de esperança em nossos corações.
“Aos teus fiéis, Senhor, a vida não é tirada, mas transformada.”
Curitiba, 21 de fevereiro de 2026.
Coordenação Regional da CRB – Paraná

