EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Artigo Memorial 013
 
Após  três anos da minha saída do Brasil me foi pedido de dizer algo a  respeito do  tempo de caminhada do Núcleo de Paranaguá. Exatamente desde 2011 até o ano 2016, e assim indicar  qual foram as belezas e as dificuldades vividas  durante este período com a coordenação do mesmo.
 
O Núcleo de Paranaguá pela própria área geográfica é muito extenso e sempre foi caraterizado para ser um núcleo Missionário. As distâncias entre as comunidades dos religiosos e religiosas eram reais e desafiadoras, mas nada impedia de cancelar  os encontros mesmo se tivessem poucos Religiosos/as ( que sempre se realizavam  a cada dois meses). Também aos poucos procurávamos realizar os encontros que motivavam mais o nosso caminho como Religiosos/as na Diocese e na Igreja.
 
Quando iniciei como coordenadora  ao todo no núcleo eram 15 Congregações:  12 femininas e 3 masculinas. Ao  longo dos anos algumas comunidades  se  retiraram pela decisão dos próprios superiores. Mas os/as poucos/as que ficaram continuaram sendo  encorajadas pelo próprio Regional, que valorizava mesmo sendo um núcleo pequeno.  Eram sempre mais presentes  as religiosas nos encontros, e os lugares  das nossas  reuniões  variavam, se  escolhia que  acontecessem em uma das comunidades do núcleo, isso para melhor conhecer  as comunidades  e o lugar da própria missão  carismática. Foram sempre momentos ricos, fraternos e animados pela criatividade de cada religiosos/as  e da comunidade que animava a Oração  e o tema do encontro. O Estudo sempre era de acordo com o tema  que era  proposto  pela CRB-Regional e Nacional. O núcleo enquanto pequeno se caracterizou pela simplicidade e fidelidade  em querer  realizar os encontros,  isso porquê  tínhamos bem claro a importâncias de viver o “ SER  Religiosos Consagrados” e acreditarmos nisso. 
 
Agradeço a Deus por ter vivido com estes irmãos/as  de várias  Congregações neste pedaço de historia  da CRB – Regional Curitiba no núcleo de Paranaguá, apesar de sermos poucos/as  e pobres de meios, fizemos resplandecer a beleza de sermos  Consagrados/as  para  Deus e a sua Igreja.  Nisso está o nosso sermos Missionários/as .
Agradecendo.
 
Ir. Fernanda Mostachetti
Irmãs dos Pobres 

Publicações recentes

No dia 31 de janeiro de 2025, a Conferência dos Religiosos do Brasil –

A Secção Estadual da “CRB/Curitiba-PR” foi criada em 2 de maio de 1956, no

A história da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional do Paraná está intimamente ligada

plugins premium WordPress